domingo, 30 de agosto de 2015

O atacante Fidel Castro

Em meados de junho de 2014, o site de notícias cubano Cubadebate trouxe uma informação inusitada sobre o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. Ele foi atacante da equipe de futebol do colégio em que estudava, em Havana, no princípio da década de 1940.



Fidel, o segundo da esquerda para a direita


Em princípios dos anos 1940, o sacerdote catalão Pedro Pablo Ferré Elías teve entre seus alunos, no colégio de Belén, centro jesuíta de ensino de Havana, com o adolescente Fidel Alejandro Castro Ruz, na época um destacado aluno e desportista, e lhe explicou o então sistema tático corriqueiro do futebol da época: o goleiro, dois defensores, três meio campistas e cinco atacantes.

Sob a direção de Ferré, que era administrador do colégio, árbitro e treinador de futebol, o jovem Fidel foi colocado no ataque, como o meia-direita, o famoso camisa 8, daquele sistema que se denominava então de 2-3-5 e que foi morrendo ao longo do tempo.

"Fidel foi um jogador regular. Era corpulento, musculoso, um jogador bastante forte e do tipo corajoso. Jogava ocasionalmente, não era titular na equipe, mas gostava bastante de futebol", recorda hoje Armando Montes de Oca Arce, que foi companheiro de equipe do agora octogenário líder cubano.

Em um bate papo com a imprensa cubana recentemente, Fidel lembrou: "era atacante, corria bastante. Comecei na quinta série, no Colégio Dolores, em Santiago de Cuba, em uma quadra de cimento, e a bola não era como as atuais. O futebol me ajudou a ter vontade, a exercer minha capacidade de resistência física, me deu prazer, satisfação, espírito de luta e competitividade".

Famoso no âmbito esportivo por sua paixão pelo beisebol – que é uma religião em Cuba – em sua juventude e depois do triunfo da Revolução praticou outras atividades esportivas. Mas há poucos detalhes de Fidel futebolista. Embora sejam abundantes as fotografias em que está vestido como jogador de beisebol, ou jogando basquete, são raras as de seu passado como boleiro.

Após os primeiros contatos com o futebol durante a infância, em Dolores, uma instituição católica primária do leste de Cuba, sua mãe, Lina Ruiz, e seu pai, Ángel Castro, o enviaram para Havana para cursar o ensino secundário a partir de 1942 em Belén, uma das principais escolas da Companhia de Jesus na América.

Situado no subúrbio de Marianao, Belén estava perto do bairro de Pontes Grandes, reconhecido por sua paixão futebolística e sede do estádio La Polar. O colégio era privado e ali só estudavam filhos de famílias ricas, como a de Fidel, cujo pai, de origem galega, era um endinheirado do oeste de Cuba.

Foi recomendado na época a Ferré que visitasse a escola Niños de Belén, que era para pobres e ficava perto do colégio. Era regida por jesuítas e era onde estudavam Montes de Oca e seus amigos. O sacerdote observou o campeonato dessa escola e escolheu os jogadores que tinham condições para integrar a equipe de Belén, que competiria na Liga Intercolegial de Havana.

“O irmão Magdaleno era quem organizava a gente e Ferré disse que escolhera três de nós", lembra Montes de Oca. Os escolhidos foram Óscar Pasín, outro jovem cujo apelido era "Pedreiro", e Fidel Castro.

Pouco depois, Belén foi convidade a jogar contra a Casa de Beneficencia y Maternidad, um orfanato situado diante do malecón de Havana. "Fidel jogou essa partida. O campo tinha pequenas dimensões, era muito ruim, não tinha gramado. Nesse dia foi feita o que pode ser a única das poucas fotografias de Fidel como futebolista", relata enquanto mostra o papelzinho com a fotografia, com o cuidado devido de quem está manuseando um tesouro.

O time de Belén goleou a Casa por 4 a 0. "Não me lembro se Fidel marcou algum gol nesse dia" diz Montes de Oca. Apesar do tempo decorrido e ao deixar algum nome escapar da memória, foi capaz de dizer os nomes completos de alguns dos jovens que participaram do ataque daquela equipe, com o jovem Fidel Castro, "corpulento, musculoso, muito forte e, sobretudo, bastante corajoso". O ataque era "Piélago, Fidel, Diego, Ignacio e Pasín", encerra Montes de Oca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário